Itapecerica da Serra encerra com sucesso Ciclo de Encontros Regionais de 2015

Após três grandes sucessos, o SESCON-SP encerrou o ciclo de eventos regionais no dia 23 de outubro, em Itapecerica da Serra, com o VIII Encontro Regional das Empresas de Serviços Contábeis de Osasco, Grande ABC, Itu, Jundiaí, Registro e Sorocaba.

Para 2015, o SESCON-SP idealizou um ciclo de eventos regionais que traz o tema "SESCON-SP perto de você", em alinhamento ao utilizado no aniversário de 66 anos da Entidade: "Na estrada: valorizando e desenvolvendo o Estado de São Paulo". As campanhas fazem parte das iniciativas visando o fortalecimento do interior e a ampliação dos serviços prestados, uma das prioridades da Gestão 2013-2015.

Cerca de 400 empresários, profissionais e estudantes de contabilidade prestigiaram o evento, que visa o aprimoramento e a reciclagem profissional e a troca de informações e experiências entre os participantes. Um grupo de violeiros deu as boas-vindas a todos, na abertura da solenidade.

"É a última parada de uma rota traçada no início do ano, em que nos propusemos a colocar o pé na estrada e levar para todo o Estado encontros regionais de excelência, com boas oportunidades de aprendizado, educação continuada, de troca de experiências e novos relacionamentos", disse o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior.

O líder setorial destacou ainda o investimento do Sindicato em todas as Regionais, com a criação ou reforma das sedes e ampliação de produtos e serviços "Traçamos como prioridade estar em todas as cidades, cada vez mais perto do empresário de contabilidade, onde quer que ele esteja no território paulista. Nossa atuação tem abrangência estadual, por isso, queremos e devemos estar em cada canto de São Paulo", frisou.

Em nome dos demais diretores Regionais do Grande ABC, Itu, Jundiaí, Registro e Sorocaba, promotores deste encontro, Daniel Zocarato, Rodrigo Alexandre de Oliveira, Leonardo Rodrigues Mazzola, Samuel Coppi e Carlos Augusto Nogueira, respectivamente, o diretor do SESCON-SP Regional em Osasco, Valdeir Ferreira de Resende, falou da importância da educação continuada e da sua alegria em realizar este evento. "A carga da nossa responsabilidade aumenta bastante ao propor esta programação, mas temos certeza de que estamos no caminho certo ao ver este auditório lotado. Pegamos a rota do conhecimento", ressaltou.

"É na crise que surgem as grandes oportunidades. A hora é agora", destacou o diretor Financeiro da FENACON, Júlio Linuesa Perez, representou as entidades contábeis federais e o presidente da Federação, Mario Elmir Berti.

Representando o presidente do CRCSP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, a vice-presidente de Fiscalização Ética e Disciplina do Conselho Paulista, Marcia Ruiz Alcazar, citou a importância de atualização profissional. "Informação é a ferramenta do nosso trabalho e este evento nos proporciona troca de experiências e interação", disse ela, que também representou a classe contábil na esfera estadual.

O deputado federal Arnaldo Faria de Sá falou de sua parceria com a classe contábil. "Como eu sempre digo: estou deputado, mas sou contabilista. Contem sempre comigo", frisou o parlamentar.

Já o deputado estadual Itamar Borges parabenizou o SESCON-SP pelas ações em prol da Contabilidade. "A ideia de pegar a estrada é elogiável, levar produtos, serviços e todo o apoio à classe empresarial contábil. Todos ganham com isso", disse.

Programação

Temas de grande relevância para o desenvolvimento das organizações de serviços contábeis e demais setores do empreendedorismo foram debatidos no VIII Encontro Regional das Empresas de Serviços Contábeis de Osasco, Grande ABC, Itu, Jundiaí, Registro e Sorocaba, o último do ciclo programado pelo SESCON-SP para este ano.

Promovido pelas Regionais do Sindicato nestas cidades, o evento foi realizado em Itapecerica da Serra, no último dia 23 de outubro, e reuniu cerca de 400 participantes.

Assim como os anteriores, o Encontro teve como tema central "SESCON-SP perto de você", alinhado a uma das principais metas da atual gestão: a aproximação com o interior paulista e a ampliação dos serviços nas cidades, reduzindo distâncias e promovendo a integração entre a classe contábil paulista.

Foi um dia inteiro dedicado ao aprimoramento profissional, com palestras e painéis que abordaram assuntos técnicos e de gestão empresarial. Os participantes puderam desfrutar ainda de uma apresentação do Grupo de Violeiros do SESCON-SP, que cantou sobre as belezas, a força e a pujança do interior do Estado.

Paralelamente, uma feira de negócios com estandes de empresas e entidades de variados segmentos de interesse dos empresários e profissionais contábeis permitiu o contato do setor com as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologia.

Após a solenidade de abertura, o empresário contábil Ivair de Paula dividiu com os participantes sua história de vida e suas experiências no painel "Novos Desafios dos Profissionais da Contabilidade e das Organizações Contábeis". "Tenham sempre um objetivo e não percam o foco. Após alcançá-lo, trace uma nova meta. A vida é feita de desafios!", destacou.

Gestão de pessoas, troca de conhecimentos, processos, tecnologias e sucesso empresarial também ganharam destaque na apresentação. "Invistam em seus colaboradores, uma equipe motivada se sente valorizada. Minha empresa é igual a todas, temos as mesmas preocupações e problemas, mas trabalhamos com ânimo e qualidade", completou.

A palestra teve como debatedores o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, e o vice-presidente Administrativo do Sindicato, Wilson Gimenez Júnior.

Na sequência, o contador, administrador e executivo em gestão de negócios Silvério das Neves falou sobre ECF na palestra "Como fica a Escrituração Contábil com o advento da Lei 12.973/2014", que teve como moderador o diretor do SESCON-SP Benedicto David Filho.

Com exemplos e dicas para o preparo e transmissão do documento, o palestrante explicou passo a passo as alterações trazidas pela nova legislação e alertou sobre a qualidade e a consistência das informações. "A inteligência fiscal brasileira e o avanço tecnológico exigem uma nova postura", alertou.

No "Momento PQEC", o reitor da UNISESCON - Universidade Corporativa do SESCON-SP, Sergio Alexandre de Souza, falou sobre a evolução do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, que completa dez anos em 2015. O professor destacou também os benefícios e diferenciais do CSI - Certificado de Segurança da Informação, que tem o propósito de auxiliar as empresas contábeis na proteção de seus dados e de seus clientes.

"A melhoria contínua dos processos e serviços, além do aprimoramento do capital humano, são fatores determinantes para o sucesso e o PQEC nasceu para assessorar a classe contábil nestes aspectos. Já o CSI orienta sobre adoção de boas práticas virtuais que a garantam a segurança dos dados corporativos e documentos, que muitas vezes são sigilosos", explicou.

"Estes dois Programas oferecidos pelo SESCON-SP são ferramentas importantes para a excelência, celeridade e proteção dos serviços prestados pela empresa contábil. Conheçam e descubram o que o PQEC e o CSI podem agregar à sua organização", completou o reitor UNISESCON.

A palestra "Liderando a Gestão de Pessoas para a Inovação", comandada por Alfredo Rocha e moderada pelo diretor Financeiro do SESCON-SP, Valdemir Arnesi, encerrou os trabalhos do VIII Encontro Regional das Empresas de Serviços Contábeis de Osasco, Grande ABC, Itu, Jundiaí, Registro e Sorocaba.

Rocha falou sobre liderança empresarial, gestão de pessoas, criatividade e inovação com relatos de fatos históricos e pessoas para exemplificar as ideias. "Um novo mundo surge a cada dia e devemos nos preparar", disse.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP