Em Congresso de Sociedades de Advogados, SESCON-SP fala sobre eSocial

O assunto foi debatido na última quinta-feira, 14 de agosto, no 6º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados, realizado na Zona Sul de São Paulo.

Ao proferir o tema “eSocial e o Impacto nas Sociedades de Advogados”, o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, discutiu as questões atuais sobre o programa no painel “Sociedades de Advogados – Tributação e Aspectos Societários”.

O líder setorial apresentou os principais objetivos e premissas do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. “O Governo perdeu uma grande oportunidade de racionalizar efetivamente os cadastros dos órgãos envolvidos no processo de construção do eSocial”, disse Approbato, ao comentar que faltou um estudo mais apurado e simplificado.

Outro problema apresentado pelo presidente do SESCON-SP foi a ausência das pequenas empresas no projeto piloto do sistema. “Não pensaram nas diferenças entre os contribuintes e das muitas regiões do País”, disse.

Por fim, Sérgio Approbato falou sobre da participação do SESCON-SP e de outras entidades governamentais e sindicais no Grupo de Trabalho Confederativo (GTC) do eSocial, criado para debater e aprimorar alguns itens da obrigação. “As empresas têm que começar a preparar seus processos e sistemas de gestão para proceder seu ingresso”, frisou o empresário, que completou “do jeito que está e, se não tiver mudanças, não haverá simplificação”, finalizou.

O painel ainda teve a participação do presidente da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados, André Godinho, que discutiu os “Principais aspectos societários” em sua apresentação, e o sócio de Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados, Gustavo Brigagão, que falou sobre “Tributação – cenário atual e preposições legislativas de interesse das sociedades de advogados”. A mesa de debates foi conduzida pelo diretor do SINSA Carlos José Santos da Silva.

O 6º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados reuniu os renomados profissionais para debater as melhores práticas e questões atuais que impactam diretamente o exercício do direito e a gestão estratégica das sociedades de advogados nos dias 13, 14 e 15 de agosto, em São Paulo.

Pelo SESCON-SP esteve presente ainda no evento o diretor Benedicto David Filho.



Legenda da foto 2: André Godinho, Carlos José Santos da Silva, Gustavo Brigagão e Sérgio Approbato Machado Júnior

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP