Setor contábil debate novos caminhos em grande evento em Campos do Jordão

O município do Vale do Paraíba transformou-se na cidade da Contabilidade na noite de ontem, 17 de setembro, quando teve início a 24ª edição do Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, promovido pelo SESCON-SP.

Com o tema central “Em busca de novos caminhos”, o EESCON se propõe a colocar em debate temas pujantes e pertinentes que atingem o dia a dia da atividade contábil.

Em sintonia com o escopo do evento, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, trouxe boas notícias para os participantes, ao ressaltar que o SESCON-SP e o setor contábil são grandes parceiros na busca por novos caminhos para o empreendedorismo no Brasil.

Entre as novidades anunciadas estão a realização do estudo que deve dar origem a um projeto de lei sugerindo a revisão das tabelas do Simples Nacional, a extinção da exigência das certidões negativas de débitos para atos de registro e a simplificação do processo de encerramento de empresas.

O ministro ainda conclamou os empresários contábeis para as próximas etapas da Caravana da Simplificação, que continua a mobilização pelos aprimoramentos do Simples Nacional.

Na mesma linha, falaram os deputados federal e estadual, Arnaldo Faria de Sá e Itamar Borges.  “Os avanços que obtivemos com o regime devem ser apenas o começo de uma reforma tributária em nosso País”, disse Faria e Sá. “Estivemos juntos nestas batalhas e a Assembleia Legislativa de São Paulo continua ao lado de vocês”, enfatizou Borges.

Os patrocinadores do 24° EESCON também deixaram suas mensagens, destacando a parceria com o setor contábil. Pelo SEBRAE-SP, falou o diretor superintendente Ivan Hussni, pela Admix, o presidente César Augusto Antunes Silva e pela Contmatic Phoenix, o presidente Sérgio Contente.

 

Em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Jair Gomes de Araújo, ressaltou os esforços do grupo na promoção de eventos de educação continuada e aprimoramento. “O EESCON vem ao encontro disso e certamente renderá bons frutos para todos”.

Já o presidente da FENACON, Mário Elmir Berti, fez um paralelo entre dois lados da profissão. “Às vezes nos sentimos sentamos em uma ‘bomba relógio’, com tanta responsabilidade e multas indevidas” e completou “mas temos o privilégio de lidar com informações e soluções, grandes instrumentos das empresas”.

O presidente do Instituto de Ética Concorrencial, Evandro Guimarães, anunciou uma parceria com o SESCON-SP visando o combate à corrupção, ao contrabando e à pirataria. “Precisamos nos aprofundar nestas questões e buscar alternativas para um Brasil mais eficiente”, disse.

Ao encerrar a solenidade, o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, falou do atual momento da contabilidade e dos desafios apresentados à atividade. “Vivemos em um cenário de quebra de paradigmas, mudança cultural. E estamos em uma encruzilhada, podendo vislumbrar diversos caminhos. Porém, todos aqueles que nos levam até o dever cumprido e o sucesso, passam pelas estradas do aprendizado e da educação continuada”.

Programação

O evento continua hoje e amanhã, 18 e 19, com painéis que apresentarão temas técnicos e de gestão. Acompanhe a cobertura ao longo do dia no portal: www.sescon.org.br.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP