NJE debate segurança na sucessão empresarial

Como reduzir os riscos e realizar o processo de sucessão empresarial com segurança? A última reunião do Núcleo dos Jovens Empresários do SESCON-SP, realizada no dia 5 de novembro, buscou as respostas para esta pergunta e deu dicas aos participantes.

O tema foi explanado pelo especialista em Seguros Marco Antonio Lasalvia e pelo presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, Everton Simon Zadikian, que destacaram a necessidade de mudança de cultura no universo empresarial com relação à importância do planejamento do processo sucessório.

A alternativa de contratação de um seguro de sucessão empresarial foi pontuada por Lasalvia, que ressaltou seu papel de reduzir os riscos em situações de imprevistos e para assegurar a continuidade do negócio. "O sócio deve se antecipar aos problemas que podem ocorrer, como uma doença, uma morte súbita ou outros", disse ele, ao classificar o seguro desta modalidade como uma importante iniciativa de gestão.

Já Zadikian falou dos aspectos legais que envolvem o processo de sucessão e também destacou a importância do planejamento ao citar uma pesquisa revelando que apenas 70% das empresas chegam à segunda geração e somente 5% chegam à terceira geração. "A atividade empresarial tem tempo indeterminado e a sucessão deve ser objeto de debate no meio empresarial, afinal, o principal interessado na realização deste processo é o próprio negócio".

Depois das explanações, o coordenador do NJE, Valdemir Arnesi, comandou um bate-papo entre os palestrantes e os participantes do evento.

Estiveram presentes os membros do NJE, Marcos Feijó Felipe, Fernando Henrique Almeida Marangon, Antonio Carlos Souza dos Santos e Eduardo Tostes, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP, Márcia Alcazar, o vice-coordenador do CRC SP Jovem, Alexandre Juniti Kita, o membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP Rafael Oliveira, entre outros.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP