Câmara de Contabilidade debate retenção de talentos

Na última década, quando o assunto é capital humano, o questionamento das empresas sobre como contratar bem deixou seu protagonismo para dar lugar à pergunta “Como motivar e reter talentos?”.

Pensando nisso, a 106ª edição da Câmara Setorial de Contabilidade do SESCON-SP, realizada na última quinta-feira, 26 de março, colocou o tema em debate e contou com a participação do especialista em psicologia organizacional Mitio Sakai para falar sobre o assunto.

O convidado especialista destacou que aptidão e habilidade são duas características que podem ser aprendidas e por isso devem ser desenvolvidas nas organizações. Segundo ele, hoje são priorizados profissionais com flexibilidade e com tendência para o aprendizado permanente. "As empresas não contratam quem sabe tudo, mas aquele que demonstra desejo de aprender continuamente”, destacou.

Algumas características comportamentais gerais dos talentos foram pontuadas por Sakai, como a motivação por desafios, a repulsa por rotinas, atração por tarefas de alta complexidade, iniciativa e responsabilidade, resiliência, criatividade, entre outras.

O psicólogo também abordou as tendências e novos formatos de trabalho, entre eles o trabalho em tempo parcial, trabalho por projeto, terceirização e o teletrabalho, que hoje são alternativas reais para as empresas.

Além disso, destacou a importância das ferramentas de gestão de recursos humanos, como o treinamento, a avaliação de desempenho e um plano de cargos e salários.

O coordenador da Câmara de Contabilidade e vice-presidente Administrativo da AESCON-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, juntamente com o diretor Administrativo e também membro do grupo, Antonio Carlos de Souza Santos, intermediaram a interação dos participantes, que contaram sobre as suas experiências com relação à contratação, motivação e retenção de talentos.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP