Encontro regional em Ribeirão Preto debate temas atuais da contabilidade


Com atuação estadual e ciente da importância de cada região, a gestão 2013-2015 do SESCON-SP elegeu como uma de suas principais metas a aproximação com o interior paulista e a ampliação dos serviços nas cidades, entender as demandas de cada lugar e levar os mesmos serviços e benefícios para este público. A campanha "O SESCON-SP perto de você" reduz distâncias e promove a integração entre a classe contábil paulista.

Na última sexta-feira, 15 de maio, a cidade de Ribeirão Preto recebeu a oitava edição do Encontro das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru e Piracicaba, o primeiro da série de eventos regionais programados para este ano. Mais de 450 empresários e profissionais prestigiaram o encontro.

Durante todo o dia, foram debatidos temas de grande relevância para o setor da Contabilidade e também para todo o empreendedorismo. Paralelamente à grade de palestras, os participantes puderam conferir as novidades ligadas ao segmento na Feira de Negócios, com produtos e novidades e demonstração de serviços e ferramentas importantes para o dia a dia das empresas contábeis.

O presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, e o vice-presidente do Sindicato, Wilson Gimenez Júnior, foram debatedores da primeira palestra do dia "Novos Desafios dos Profissionais da Contabilidade e das Organizações Contábeis", ministrada pelo empresário contábil Ivair de Paula.

Em sua apresentação, Ivair de Paula contou sobre sua carreira profissional e como sua empresa começou, falou dos desafios e oportunidades e da trajetória rumo ao sucesso. Com exemplos práticos e dicas importantes sobre gestão de pessoas, processos, qualidade e tecnologia, o palestrante explicou os pilares fundamentais para alcançar destaque e se tornar referência em um mercado tão competitivo. "A equipe é peça chave para o sucesso empresarial! Nossos colaboradores são os responsáveis pelas nossas conquistas", disse.

"Motivando a equipe, cuidando da gestão, superando desafios e alcançando o sucesso. Com o esforço de cada um realizamos os sonhos de todos", afirmou o empresário contábil.

Na sequência, o contador e administrador de empresas Silvério das Neves explicou "Como fica a Escrituração Contábil com o advento da Lei 12.973/2014 - ECF", na palestra técnica e explicativa sobre a Escrituração Contábil Fiscal, uma das principais novidades para o ambiente contábil em 2015.

Silvério das Neves, que já foi auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, apresentou os principais aspectos da ECF e trouxe dicas para o preparo e envio do documento, além de alertar os participantes sobre a inteligência fiscal e avanço tecnológico do Fisco. "A principal dica é que vocês conheçam a ferramenta, saibam tudo o que é pedido no sistema e se preparem para a entrega do documento".

O palestrante fez ainda um alerta aos participantes "Vai haver cruzamento de informações, aliás, sempre houve. Agora, com o advento da tecnologia, isso é feito digitalmente e de forma mais rápida", destacou, ao frisar a importância da qualidade e consistência dos dados.

A apresentação foi moderada pelo diretor do SESCON-SP Benedicto David Filho.

Na parte da tarde, o reitor da UNISESCON, Sergio Alexandre de Souza, apresentou o "Momento PQEC" para falar sobre o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, que este ano completa dez anos e ganha novo desenho que contempla perfil e necessidades das organizações.

"O PQEC se tornou referência como um eficaz instrumento de gestão e de crescimento empresarial e queremos levar para todo o Estado de São Paulo um pouco do sucesso que temos na Capital Paulista, por isso, criamos o PQEC Intensivo, que tem duração de dois anos", explicou.

O PQEC Intensivo é divido em dois eixos o PQEC ISO e o PQEC Gestão. No PQEC Intensivo ISO, a empresa contábil poderá, em menos tempo que o formato original, implantar um Sistema de Gestão da Qualidade e obter a certificação ISO 9001, viabilizada por intermédio de uma parceria entre o SESCON-SP e a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Já o PQEC Intensivo Gestão se propõe a desenvolver competências e habilidades para uma administração eficiente das organizações.

Conheça a campanha "PQEC perto de você" e descubra o que o Programa pode fazer pela sai empresa: http://pqec.sescon.org.br/.

Alfredo Rocha encerrou os trabalhos do Encontro Regional com a palestra "Liderando a Gestão de Pessoas para a Inovação", na oportunidade, o palestrante apresentou tópicos importantes sobre liderança empresarial, gestão de pessoas, criatividade e inovação, fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de uma organização.

"Minha palestra tem três fatores importantes: Simplicidade, mas, como diria Clarisse Lispector, ‘Não se engane, dá um trabalho ser simples'; Conteúdo, que apesar do pouco tempo, vamos aprender muito; e Descontração, pois será uma apresentação leve. Esses fatores eu levo para a vida", disse.

Com orientações e dicas valiosas, Rocha proporcionou reflexão e conhecimento sobre como lidar com as mudanças e desafios do novo mundo; como inovar e se destacar em um mercado tão competitivo; como obter melhoria dos resultados e criatividade, aliadas à motivação pessoal. "Para inovar é preciso buscar melhorias contínuas e envolver todas as pessoas na busca das melhores soluções", afirmou o palestrante.

A palestra foi moderada pelo diretor do SESCON-SP José Carlos Rodrigues.

Este foi o primeiro da série de eventos regionais programados pelo SESCON-SP para este ano. Acompanhe as notícias no portal www.sescon.org.br e fique por dentro dos próximos Encontros.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP