SESCON-SP prestigia lançamento de livro para terceiro setor


As entidades do Terceiro Setor terão, a partir de agora, mais uma ferramenta com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de gestão e prestações de contas necessárias para o atendimento ao novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSCS - Lei nº 13.102/2015). Trata-se do "Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor - Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social".

O livro, lançado na última terça-feira, 21 de julho, na sede do CRCSP, é resultado de pesquisas feitas por um grupo de trabalho instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), com apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

O SESCON-SP prestigiou a solenidade por meio do vice-presidente Márcio Shimomoto, que representou o presidente Sérgio Approbato Machado Júnior.

"Um segmento que necessita de apoio e que contribui essencialmente para o desenvolvimento do País", disse o presidente do CRCSP, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, ao abrir o evento. Na mesma linha, falou o presidente do SINDCONT-SP, Jair Gomes de Araújo, "o manual será como uma resolução para a contribuição dos profissionais que trabalham em entidades do terceiro setor".

Em seguida, falou o presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), Custódio Pereira. Segundo ele, "o segmento é carente de informações e necessita de mais visibilidade e reconhecimento. O livro vem em um momento propício e será mais uma alternativa em apoio a essas entidades", disse.

"O setor contábil ajuda decisivamente na contribuição e cidadania dessas entidades", lembrou o presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS), Marcelo Henrique dos Santos, ao parabenizar os autores da publicação.

Por fim, falou o idealizador da obra, o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro, que se disse feliz e destacou o esforço conjunto em prol do terceiro setor. "Este é um momento de alegria, satisfação e aprendizado. Fica aqui mais um legado em torno dessas organizações", declarou.

Debates:

Após o lançamento do livro, aconteceram alguns debates técnicos sobre os principias temas de interesses das organizações não governamentais. O primeiro foi abordado pelo professor José Antonio de França, que expôs "A origem e estrutura técnica do manual de procedimentos para o terceiro setor". Em seguida, o presidente da FBC, Juarez Carneiro, coordenou o painel "Gestão e Contabilidade do Terceiro Setor", com participações do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, do coordenador da Comissão de Projetos Sociais do Conselho, Marcelo Roberto Monello, e do coordenador do Manual, José de França.

O evento foi encerrado com as discursões do painel "Aspectos Atuais da Legislação do Terceiro Setor", conduzido pelo advogado Francisco de Assis Alves, com interações do presidente da Profis, Marcelo Henrique, do promotor de Justiça e Curador de Fundações de São Paulo, Airton Grazziolli, e do procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios José Eduardo Sabo Paes.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP