Encontro regional em Marília destaca capacitação, integração e valorização da contabilidade

Temas de grande relevância para o desenvolvimento das organizações de serviços contábeis e demais setores do empreendedorismo foram debatidos no IX Encontro Regional de Marília, Araçatuba, Birigui, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

O evento, realizado pelo SESCON-SP na última sexta-feira, 24 de julho, na cidade de Marília, reuniu mais de 350 empresários e profissionais do segmento na UNIVEM - Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha de Marília.

Foi um dia inteiro dedicado ao aprimoramento profissional, com palestras e painéis que abordaram assuntos técnicos e de gestão empresarial. Os participantes puderam desfrutar ainda de uma apresentação do Grupo de Violeiros do SESCON-SP, que cantou sobre as belezas, a força e a pujança do interior do Estado.

Paralelamente, uma feira de negócios com estandes de empresas e entidades de variados segmentos de interesse dos empresários e profissionais contábeis permitiu o contato do setor com as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologia.

O empresário contábil Ivair de Paula dividiu com os participantes suas experiências profissional e histórias de sua carreira empresarial no painel “Novos Desafios dos Profissionais da Contabilidade e das Organizações Contábeis”, que teve como debatedores o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, e o vice-presidente Administrativo do Sindicato, Wilson Gimenez Júnior.

“Qualidade, gestão, clientes, processos, colaboradores são preocupações de todos os empresários contábeis, por isso, capacitamos nossa equipe, investimos e melhoramos nossos serviços e buscamos um bom relacionamento interno e externo. Na nossa empresa, todas as decisões são tradas pelos sócios, não há diferença e nem favorecidos”, explicou Ivair de Paula, ao frisar a importância de atualização e aprimoramento constante, além de uma boa gestão de Recursos Humanos como fatores importantes. “As pessoas são a parte mais importante da empresa”, completou.

Em seguida, o contador e administrador de empresas Silvério das Neves comandou uma apresentação sobre a Escrituração Contábil Fiscal, uma das principais novidades para o ambiente contábil em 2015, na palestra "Como fica a Escrituração Contábil com o advento da Lei 12.973/2014 - ECF".

Na apresentação, moderada pelo diretor do SESCON-SP Benedicto David Filho, Silvério das Neves falou sobre as principais características da ECF, deu dicas para o preparo e transmissão do documento e deixou um alerta aos empresários e profissionais contábeis. “A Escrituração Contábil Fiscal pede mais informações que a DIPJ e o contador precisa estar atento à legislação e ao ambiente eletrônico da obrigação, além de todos os aspectos da ECF”, disse.

A inteligência fiscal brasileira e o avanço tecnológico do Fisco também ganharam espaço na palestra. “Qualidade e consistência dos dados são fundamentais. Para isso, é necessário um relacionamento próximo e seguro com os clientes, já que as informações não dependem apenas da Contabilidade”, alertou o palestrante.

O reitor da UNISESCON, Sergio Alexandre de Souza, apresentou o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis do SESCON-SP, no “Momento PQEC”.

Criado para atender a uma necessidade do ambiente contábil e contribuir com a capacitação do capital humano, o aprimoramento dos processos e o crescimento das organizações, o Programa cresce a cada ano e já se consagra como referência no mercado empreendedor nacional.

“O PQEC completa dez anos em 2015, entra em uma nova fase e apresenta duas novas modalidades intensivas, que permitem à empresa conquistar a certificação de excelência em dois anos: o PQEC Intensivo ISO e o PQEC Intensivo Gestão”, explicou.

O PQEC Intensivo ISO tem a finalidade de estruturar e implantar um Sistema de Gestão da Qualidade, visando à certificação ISO 9001, viabilizada entre o SESCON-SP e a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Já o PQEC Intensivo Gestão, visa à qualificação do capital humano e o aprimoramento dos processos das organizações.

Na oportunidade, Sergio Alexandre também falou também sobre o Certificado de Segurança de Informação - CSI, lançado recentemente pelo SESCON-SP, em parceria com o Instituto Internet no Estado da Arte – ISTART, para orientar as organizações a adoção de boas práticas virtuais e garantir a segurança dos dados corporativos e documentos, que muitas vezes são sigilosos.

“O PQEC e o CSI são ferramentas importantes para a excelência, celeridade e proteção dos serviços prestados pela empresa contábil. Conheçam e descubram o que esses dois produtos podem agregar à sua organização”, disse o reitor da UNISESCON.

A palestra “Liderando a Gestão de Pessoas para a Inovação”, comandada por Alfredo Rocha e moderado pelo vice-presidente Financeiro do SESCON-SP, José Vanildo Veras da Silva, encerrou os trabalhos do IX Encontro Regional.

Com dicas importantes e exemplos práticos sobre liderança empresarial, gestão de pessoas, criatividade e inovação, Alfredo Rocha apresentou fatores determinantes para o sucesso. “O diferencial das empresas nos anos 70 foram as máquinas; nos anos 80, a qualidade; na década de 90, processos; em 2000, tecnologia da informação e hoje é inovação”, frisou.

“O grande desafio é mudar sendo sempre você. A essência, os valores e princípios são os mesmos, mas o mundo mudou, os desafios mudaram e é preciso inovar para agregar valores. Pois só é velho no mundo novo quem para de aprender”, completou Rocha.

As relações interpessoais também ganharam destaques na apresentação. “A liderança é decisiva na política, na empresa, na família, mas é preciso saber liderar e assim transformar funcionários em colaboradores participantes, responsáveis, comprometidos e leais, o que chamamos de equipe de primeira classe”, destacou.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP