Encontro Regional em Atibaia: Capacitação, inovação e valorização

Mais de 400 empresários e profissionais da contabilidade participaram do IX Encontro Regional das Empresas de Serviços Contábeis de Guarulhos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Taubaté, realizado ontem, 28 de agosto, na cidade de Atibaia.

Este ano, os eventos regionais têm como tema central "SESCON-SP perto de você", em alinhamento a uma das principais metas da gestão: a aproximação com o interior paulista e a ampliação dos serviços nas cidades, reduzindo distâncias e promovendo a integração entre a classe contábil paulista.

Durante todo o dia, foram debatidos temas de grande relevância para o setor da Contabilidade e também para todo o empreendedorismo. Paralelamente à grade de palestras, uma feira de negócios com estandes de empresas e entidades de variados segmentos de interesse dos empresários e profissionais contábeis permitiu o contato do setor com as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologia.

O empresário contábil Ivair de Paula abriu os trabalhos com o painel "Novos Desafios dos Profissionais da Contabilidade e das Organizações Contábeis", que teve como debatedores o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, e o vice-presidente Administrativo Wilson Gimenez Júnior.

Com dicas e exemplos práticos, Ivair de Paula contou aos participantes um pouco sobre a sua história profissional e a evolução da sua empresa. "Desde o início da minha carreira, como office-boy, faço meu trabalho com qualidade e ânimo", disse.

Gestão de pessoas e documentação de processos foram dois temas de destaque na apresentação. "Invistam em seus colaboradores, em equipamentos e produtos. Não deixem de acompanhar as constantes mudanças do ambiente empresarial, ofereçam serviços de excelência e lembrem-se: Uma equipe motivada faz a diferença!", aconselhou o palestrante.

Na sequência, o contador, administrador e executivo em gestão de negócios Silvério das Neves falou sobre ECF no painel "Como fica a Escrituração Contábil com o advento da Lei 12.973/2014", que também contou com a participação do diretor do Sindicato Benedicto David Filho.

Faltando pouco tempo para entrar em vigor, a novidade ainda causa dúvidas. "Quem deixou para a última hora, precisa correr, pois o número de informações é grande", alertou.

O reitor da UNISESCON - Universidade Corporativa do SESCON-SP, Sergio Alexandre de Souza, falou sobre a evolução do PQEC - Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, que completa dez anos em 2015. Na oportunidade, o educador destacou também os benefícios e diferenciais do CSI - Certificado de Segurança da Informação, lançado recentemente pela Entidade.

"O tripé essencial para o bom desenvolvimento da atividade contábil é formado por Sistemas, Processos e Pessoas. Estes dois Programas oferecidos pelo SESCON-SP contribuem para que os empresários cumpram com excelência seus serviços", explicou o professor.

A palestra "Liderando a Gestão de Pessoas para a Inovação", comandada por Alfredo Rocha e moderada pelo vice-presidente Financeiro do SESCON-SP, José Vanildo Veras da Silva, encerrou os trabalhos do IX Encontro Regional.

"A liderança sempre foi decisiva para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas e principalmente da humanidade e o grande desafio das mudanças é entender que tudo se transforma e é preciso acompanhar esta evolução com criatividade, mas sem perder sua essência e valores", frisou.

Este foi o terceiro da série de Encontros Regionais programados para este ano. O próximo será realizado em 23 de outubro, em Itapecerica da Serra. Mais informações, em breve, no portal do SESCON-SP: www.sescon.org.br.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP