Continuidade com Inovação: SESCON-SP e AESCON-SP 67 anos de Legado, Gratidão, Evolução

Para celebrar quase sete décadas de atividades na busca contínua pela valorização das categorias representadas, na luta constante pela diminuição da carga tributária e da burocracia e pela melhoria do ambiente de negócios no País, o SESCON-SP e a AESCON-SP promoveram um grande evento na noite da última sexta-feira, 19 de fevereiro, no Clube Atlético Monte Líbano.

A cerimônia, prestigiada por autoridades, parlamentares, lideranças empresariais, representantes de entidades, empreendedores contábeis e de assessoramento, parceiros e amigos, foi marcada também pela posse festiva das diretorias das Entidades para a Gestão 2016-2018, presididas por Márcio Massao Shimomoto.

O som dos taikôs e uma performance de bailarinos na Roda Alemã anunciaram o início da festividade. Segundo a tradição japonesa, a vibração dos tambores, que são um dos instrumentos musicais mais antigos da humanidade, tem o poder místico de atrair energias positivas e atingir a alma e o coração dos ouvintes, já a roda traz a simbologia do círculo, que não tem começo e nem fim, sugere integridade, comunidade e perfeição. Neste clima de encantamento, a trajetória do Sindicato e da Associação foi relembrada e o lema da Gestão 2016-2018 "Continuidade com Inovação" ficou evidente em cada detalhe.

Com sede na Capital Paulista, o SESCON-SP e a AESCON-SP exercem ampla atuação em todo o Estado, por meio de suas 29 Regionais. Ao todo, são quase 100 mil empresas contábeis e de assessoramento representadas. A história das Entidades, ao longo de seus 67 anos, é marcada pelo esforço coletivo de todas as suas diretorias, da continuidade e evolução das gestões. Esse seguimento é de extrema importância para o incremento e melhoria da prestação de serviços e da luta pela defesa e valorização das categorias representadas.

Em seu discurso, o presidente Márcio Massao Shimomoto, falou do seu compromisso com os associados e com a sociedade e destacou a importância de três palavras "legado, gratidão e evolução". "Em meu nome e de toda a diretoria, quero afirmar nossa disposição em honrar o trabalho de nossos antecessores, em dar sequência ao esforço de todos eles em favor das categorias que representamos. Daremos seguimentos e ampliaremos ainda mais todas essas ações, queremos conquistar muito nos próximos anos. Afinal, temos a obrigação, como cada entidade, cada empresa, e cada brasileiro, de ajudar a passar o Brasil a limpo. Somos um País enorme, de grandes riquezas, grandes possibilidades e não podemos deixar nos abater. Temos que empunhar permanentemente as bandeiras da ética, da transparência e do trabalho. A Contabilidade tem papel vital neste contexto e nós, como profissionais da área, temos esta grande missão", afirmou.

Na oportunidade, Shimomoto também agradeceu sua diretoria, o corpo de colaboradores do SESCON-SP e da AESCON-SP e fez uma homenagem especial aos seus familiares. "Quero destacar que a presidência não passa de um somatório de forças, de ideias e de trabalho. Sei que teremos três anos de muita dedicação de todos. Meu pai foi presidente das Entidades, é conselheiro e líder até hoje, o que faz aumentar ainda mais a responsabilidade de fazer uma boa gestão nos próximos três anos. Portanto, por ele e também por meus filhos e meus parceiros me comprometo a dar o melhor de mim. Amo esta casa e farei o possível e o impossível para zelar pelo seu nome e motivar o seu crescimento", frisou.

O presidente da Gestão 2013-2015, Sérgio Approbato Machado Júnior, relembrou dos seus anos à frente das Entidades e desejou bons frutos à nova administração. "Tenho certeza do sucesso da Gestão 2016-2018, do nosso novo presidente Márcio Shimomoto e suas diretorias. Trabalhamos lado a lado nos últimos anos, lutamos juntos, dialogamos, compartilhamos experiências, buscamos soluções em conjunto, comemoramos as vitórias. Deixo as Entidades em boas mãos e agora, me uno ao conselho consultivo e já me coloco à disposição para ajudar e a contribuir com a atual Gestão, como tive a felicidade também de poder contar com meus pares nos últimos três anos", disse ele, que agradeceu a todos pelo empenho, dedicação e parceria nos trabalhos realizados. "Fomos uma verdadeira família neste período", destacou.

   
 Sérgio Approbato Machado Júnior  Hatiro Shimomoto

Em nome de todos que já presidiram o SESCON-SP e a AESCON-SP, o presidente na Gestão 1975-1978, Hatiro Shimomoto, ressaltou sua emoção. "É uma honra e uma alegria estar participando deste evento, onde Sérgio Approbato Machado Jr., que desempenhou tão bem a sua gestão, passa para Márcio Massao Shimomoto a continuidade desta administração. O sucesso das Entidades é o resultado de todos que lutaram nestes 67 anos pelo engrandecimento da nossa classe", disse.

Na mesma linha, falou o presidente da FENACON, Mário Elmir Berti. "Por certo, ao longo do tempo, muitas dificuldades aconteceram, mas também muitas conquistas e muitas alegrias. Por isso, quero ressaltar a importância e a relevância da Entidade dentro do Sistema FENACON, seguramente a estrela mais brilhante da nossa constelação. Aproveito para prestar minha homenagem a todos que ajudaram a construir esta história de sucesso", destacou .

   
 Mário Elmir Berti  Gildo Freire de Araújo

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, falou em nome das Entidades Congraçadas da Contabilidade Paulista. "Temos muito orgulho de estarmos irmanados com o SESCON-SP e com a AESCON-SP no trabalho bendigo na defesa de uma política tributária mais justa e menos opressora para todos nós, profissionais contábeis".

Parlamentares parceiros da Contabilidade também deixaram suas mensagens de bons frutos e citaram algumas ações conjuntas que resultaram em melhorias para a categoria. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá lembrou as últimas vitórias dos contribuintes e se colou à disposição da classe contábil. "Nós temos uma luta muito grande para impedir a volta da CPMF, além de outras batalhas. Queremos manter o nosso País em constante crescimento, nossa luta é pela moralidade e pela respeitabilidade. Contem comigo", destacou.

   
 Arnaldo Faria de Sá  Itamar Borges

 

 
 Edir Sales

Na mesma linha, falou o deputado estadual Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. "O legado que são esses 67 anos de história construída por suas diretorias, pelos presidentes que passaram pelas Entidades e por todos os profissionais da Contabilidade. Da mesma forma, a gratidão por todo este trabalho realizado e a evolução que dará sequência a estas ações em prol das categorias representadas e na defesa dos empreendedores brasileiros. Nos últimos anos, foram muitos os avanços e certamente muitas conquistas virão", disse.

Já a vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereadora Edir Sales, entregou uma placa com voto de júbilo e congratulações. "As Entidades são reconhecidas por suas atuações e comprometimento perante seus associados e atuam para o fortalecimento das categorias que representam, colaboram com os órgãos públicos, agem com responsabilidade e sustentabilidade e desenvolvem, promovem e valorizam as categorias econômicas dentro de padrões éticos", frisou.

Em seguida, os diretores empossados para a Gestão 2016-2018 foram apresentados aos convidados.

   
 Diretoria SESCON-SP  Diretoria AESCON-SP

 

 
 Diretoria Regional

Medalha Presidente Annibal de Freitas

A tradicional outorga da Medalha Presidente Annibal de Freitas, concedida pelo SESCON-SP e pela AESCON-SP a personalidades de destaque que prestam relevantes serviços às categorias representadas pelas Entidades e à sociedade em geral e que, assim como Annibal de Freitas, são exemplos de valores, conduta e disposição para o trabalho em favor do coletivo foi outro destaque da noite.

Annibal de Freitas é um dos grandes ícones da Contabilidade no Brasil. Foi um dos fundadores do SESCON-SP e presidiu o Sindicato por cinco gestões, esteve à frente de iniciativas que fortaleceram e enriqueceram a Entidade e as categorias representadas. Sua atuação irradiou para todo o setor contábil e outros do empreendedorismo.

 
 Os homenageados com o
vice-presidente do SESCON-SP,
Reynaldo Pereira Lima Junior, e o
presidente das Entidades na
Gestão 2013-2015, Sérgio Approbato

Os homenageados na edição 2015/2016, foram o presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP, Márcio Massao Shimomoto; o presidente do CRCSP na Gestão 2014-2015 e conselheiro da entidade desde 2004, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi; o presidente da FIESP, do CIESP, do SESI-SP do SENAI-SP e do SEBRAE-SP, Paulo Skaf; e o representante do Interior Paulista Zoilo de Souza Assis, empresário contábil, administrador de empresas e advogado.

"Quero manifestar a satisfação de ser nesta noite um dos agraciados com a Medalha Presidente Annibal de Freitas e, ao mesmo tempo, contribuir para perpetuar o nome do grande personagem contábil que leva esta honraria, ao concedê-la, em nome do SESCON-SP e da AESCON-SP, a pessoas e profissionais tão ilustres que certamente se assemelham a Annibal em postura ética, compromisso com a sociedade e atuação em favor da coletividade", ressaltou o presidente Márcio Massao Shimomoto.

O presidente da FIESP, do CIESP, do SESI-SP do SENAI-SP e do SEBRAE-SP, Paulo Skaf, manifestou sua alegria em receber a honraria e falou da parceria com as Entidades. "Nós estaremos juntos, unidos, para defender os interesses da Nação Brasileira. Meus agradecimentos a estas conceituadas Entidades que há 67 anos prestam relevantes serviços ao Estado de São Paulo e ao Brasil, vou guardar esta homenagem na minha memória pelo resto da minha vida", disse.

   
 Paulo Skaf  Claudio Avelino Mac-Knight Filippi

 

 
 Zoilo de Souza Assis

Na mesma linha, falou o presidente o do CRCSP na Gestão 2014-2015 e conselheiro da entidade desde 2004, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, que conviveu com Annibal de Freitas. "É uma alegria receber de nossos pares uma homenagem por nosso trabalho e é uma honra maior ainda receber uma Medalha que leva o nome do ídolo das Entidades Contábeis. Annibal de Freitas foi um ícone, com uma vida inteira dedicada à Contabilidade", frisou.

O empresário contábil Zoilo de Souza Assis, representante da classe no Interior Paulista, falou de sua admiração e relação com Annibal de Freitas e destacou sua emoção em receber a honraria que leva o nome do colega de profissão e liderança contábil. "Quero registrar os meus mais efusivos agradecimentos por outorgar-me a Medalha Presidente Annibal de Freitas. Nasci no mesmo ano que o patrono desta homenagem e tive oportunidade de estreitar meus lações com o amigo Annibal e durante minha atuação nas entidades de classe tive a oportunidade de conviver com grandes nomes da Contabilidade. Aproveito a oportunidade também para desejar êxito à nova Gestão das Entidades", destacou ele, ao fazer um breve relato de sua carreira profissional.

A condecoração foi criada em 2007 por propositura das Entidades, por meio do Decreto Estadual 52.068, assinado pelo então governador de São Paulo, José Serra.

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

Assuntos


PALESTRAS E EVENTOS
Assista aqui as últimas palestras e eventos na íntegra


SERVIÇOS SESCON-SP
Conheça aqui os serviços oferecidos pelo SESCON-SP